Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
Lentes de contato em 2023
LENTES DE CONTATO 2023
Apesar das questões geopolíticas e de saúde globais, o mercado de lentes de contato continua sólido.
Por: JASON J. NICHOLS, OD, MPH, PhD, DEBORAH FISHER
ESPECTRO DE LENTES DE CONTATO1 DE JANEIRO DE 2024VOL 39, EDIÇÃO JANEIRO/FEVEREIRO 2024PÁGINA(S): 14-16,18,19
Como mais um ano chegou ao fim, é um momento perfeito para refletir sobre os principais acontecimentos do mundo e sobre o campo das lentes de contato. Embora houvesse conflitos mundiais em curso e novos, o maior surto de varíola dos macacos em vários países, a coroação do rei Carlos III e preocupações econômicas e inflacionárias contínuas, sem dúvida a maior notícia do ano foi o lançamento de grandes iniciativas de inteligência artificial (IA).
Não há dúvida de que a IA impactará nossas vidas de maneiras substanciais, incluindo a maneira como praticamos cuidados com os olhos e prescrevemos lentes de contato. Por esse motivo, consideramos a IA o "evento do ano" de 2023. Veja o editorial que acompanha esta edição do Contact Lens Spectrum para mais detalhes sobre isso.
No entanto, nosso propósito aqui é manter nossa tradição de mergulhar fundo no mercado de lentes de contato nos EUA, como fazemos há mais de 25 anos. Então, aqui vai...
VISÃO GERAL DAS TENDÊNCIAS GERAIS DO MERCADO
Apesar de mais um ano de preocupações com a inflação, a saúde do consumidor e as contínuas incertezas geopolíticas, o mercado de lentes de contato suaves permaneceu resiliente em 2023 e entregou mais um ano de crescimento acima do normal. Dados obtidos da Baird (Jeff Johnson, OD, CFA, diretor administrativo, analista de pesquisa sênior) sugerem que, nos primeiros nove meses de 2023, o mercado global de lentes de contato macias está a caminho de voltar a crescer de 8% a 9% em moeda constante, para quase US$ 10 bilhões, aproximadamente em linha com o crescimento de 9% em moeda constante que o mercado desfrutou em 2022.
Vários fatores ajudaram a sustentar o forte impulso do mercado global de lentes de contato macias de 2022 até o início de 2023. Este ano mostrou áreas notáveis de crescimento quando comparado ao início de 2022, considerando as interrupções do COVID que ainda estavam pesando sobre a demanda por lentes de contato em alguns mercados internacionais. A confiança do consumidor nos EUA também se recuperou no início de 2023 e permaneceu em níveis relativamente sólidos durante grande parte do verão, enquanto os mercados de trabalho permaneceram fortes ao longo de 2023 e ajudaram a manter uma ampla faixa da população com pelo menos algum nível de benefícios de cuidados com a visão nos EUA.
Dois outros fatores contribuíram para o sólido desempenho do mercado de lentes de contato macias em 2023, e estão inexoravelmente ligados. Depois de uma década de aumentos de preços limitados em produtos similares, os fabricantes de lentes de contato começaram a empurrar aumentos de preços de 1% a 2% em várias linhas de produtos em 2022. Além disso, em 2023, esses aumentos de preços em produtos similares pareciam acelerar um pouco, mais perto de 2% a 3% em média. Com as pressões inflacionárias sobre os salários e outras despesas operacionais permanecendo estáveis em 2023, muitos desses aumentos foram empurrados pelos quatro grandes fornecedores para ajudar a compensar os custos de fabricação mais altos.
O outro fator que elevou os preços médios das lentes de contato em 2023 foram os lançamentos de novos produtos, especialmente em categorias especializadas, como tóricos, multifocais e tóricos multifocais. Com muitos desses torics e multifocais especiais sendo oferecidos em franquias descartáveis diárias, os benefícios de trocar usuários de não-diários para diários, e de lentes esféricas para tóricas e/ou multifocais permaneceram consideráveis em 2023, e provavelmente tiveram mais impacto do que a indústria viu em muitos anos.
Em 2023, no entanto, começaram a crescer as dúvidas sobre a saúde dos consumidores, tanto nos EUA quanto em vários mercados internacionais. Embora o mercado global de lentes de contato macias tenha se mostrado historicamente defensivo, os descartáveis diários representam quase 60% do mercado hoje (em dólares, perto de 35% a 40% pelos usuários), contra ~35% em 2008 a 2009. O uso de torics e multifocais de preço premium também cresceu, com tóricos e multifocais hoje representando mais de 25% e 10%, respectivamente, do mercado global de lentes de contato macias de US$ 10 bilhões versus ~15% e 5%, respectivamente, em 2008-2009.
Isso cria pelo menos algum risco no início de 2024 de que os usuários diários possam ser tentados a estender o uso de suas lentes diárias para dois ou três dias em vez de manter o uso em um único dia, ou eles podem trocar de volta no curto prazo de uma lente especial para uma esfera se as condições macroeconômicas piorarem e a confiança do consumidor e as tendências de gastos sofrerem um impacto considerável. Por enquanto, esse risco não parece significativo, mas é algo a ser observado de perto. Na maioria das vezes, porém, o mercado de lentes de contato enfrenta tempestades modestas e, com a inovação de novos produtos e preços ainda sólidos, as chances parecem boas de que 2024 seja outro bom ano para o mercado global de lentes de contato macias.
TENDÊNCIAS DAS PRÁTICAS ATUAIS
A Contact Lens Spectrum também realiza pesquisas de mercado nas quais nossos leitores são questionados sobre suas tendências e padrões de prática, tanto em geral quanto como eles se relacionam especificamente com lentes de contato. Realizamos essa pesquisa de mercado há muitos anos, o que permite algumas análises longitudinais e de longo prazo. As perguntas abrangem uma variedade de tópicos, incluindo características da base de pacientes de uma clínica, aspectos comerciais e financeiros de uma prática e tendências de prescrição.
Este ano, tivemos 76 entrevistados nos EUA completando a maioria da pesquisa. Ao discutir tendências e observações sobre o campo de lentes de contato, vou me basear em informações obtidas desta pesquisa de mercado e de outras fontes. É importante notar que os profissionais que leem o Contact Lens Spectrum provavelmente refletem um foco mais nítido em lentes especiais em comparação com outras fontes de dados.
A Tabela 1 de Práticas e Tendências de Negócios resume as tendências na prática e as características dos negócios de 2013 a 2023. A maioria dos entrevistados são optometristas, seguidos por oftalmologistas, técnicos em lentes de contato e ópticos. A base de pacientes da prática típica era composta por aproximadamente 37% de usuários de lentes de contato, e o número médio de adaptações e readaptações de lentes de contato em uma semana típica foi de cerca de 23.
"O mercado de lentes de contato gelatinosas permaneceu resiliente em 2023 e entregou mais um ano de crescimento acima do normal."
Os médicos estimam que 56% de seus pacientes compram lentes de contato de seu consultório (50% em 2022), enquanto 23% compram suas lentes de contato online (23% em 2021), 14% compram suas lentes por meio de um varejista terceirizado independente de uma prática e 6% compram suas lentes de contato de outro consultório.
Além disso, 59% dos profissionais acreditam que verão um aumento em sua prática geral de lentes de contato em 2024 (contra 70% para 2023), enquanto 35% acreditam que permanecerá o mesmo (contra 25% para 2023) e 5% indicam que diminuirá ainda mais (contra 5% para 2023). Essa queda no otimismo provavelmente reflete outras preocupações mais amplas com a economia, como a inflação.
Dispensação de lentes e tendências de modo de desgaste Como relatamos em anos passados, os materiais de hidrogel de silicone compõem a maioria dos ajustes e reformas que são realizados hoje (dados de mercado do Espectro de Lentes de Contato). Para 2023, hidrogéis de silicone estão sendo relatados em uso em 50%, enquanto hidrogéis foram supostamente usados em 29% dos ajustes, e GPs foram supostamente usados em 11% dos ajustes.
Como mostrado na Figura 1, dados da pesquisa de mercado da Contact Lens Spectrum mostraram que, em todos os designs de lentes de contato, a maioria dos ajustes e refits relatados são com lentes esféricas macias (38% versus 30% em 2022), seguidas por lentes tóricas macias (21% versus 16% em 2022), lentes multifocais macias (15% versus 12% em 2022), GPs esféricas da córnea (9%, o mesmo que em 2022) e projetos esclerais (7% contra 5% em 2022).
Nessa mesma linha, quando questionados sobre o maior potencial de crescimento de várias opções de lentes especiais populares em 2024, a maioria dos profissionais indicou ortoceratologia (orto-k) (33%, em comparação com 39% para 2023), seguida por lentes esclerais (32%, em comparação com 34% para 2023), lentes gelatinosas personalizadas (25%, em comparação com 17% para 2023) e híbridas (9%, em comparação com 10% para 2023).
Quando os profissionais foram solicitados a estimar a distribuição de lentes por categoria de design de lentes para lentes contendo qualquer material de lente GP rígida, talvez não seja surpreendente que os designs de córnea tenham composto a maior parte das respostas (56% versus 50% para 2022), seguidos por esclerais (18% versus 21% para 2022), orto-k (17%, que foi o mesmo para 2022), e híbridos (9% contra 13% para 2022).
"Essa desaceleração no otimismo provavelmente reflete outras preocupações mais amplas sobre a economia, como a inflação."
Dados obtidos do ABB Optical Group (uma plataforma independente da indústria óptica) e da GfK Retail and Technology (um serviço de pesquisa de mercado) mostraram uma tendência semelhante para 2023 ao comparar o que são consideradas as quatro principais categorias de lentes gelatinosas (esférica, tórica, multifocal e cosmética). Previsivelmente, as lentes gelatinosas esféricas mantiveram a maior participação de mercado, seguidas pelas lentes tóricas, multifocais e cosméticas (Tabela 2).
Além da Pesquisa de Perfil do Leitor de Espectro de Lentes de Contato, também foram obtidos insights de mercado da ABB Optical Group e da GfK Retail and Technology em termos de uso do cronograma de substituição (Tabela 3). Ao comparar as fontes de dados, surgem tendências estáveis, ou seja, para as três fontes, a modalidade descartável diária continua a liderar em termos de prescrição por cronograma de substituição de lentes gelatinosas (variação de 37% a 54%), seguida pela categoria mensal (variação de 28% a 33%).
Tabela 2. 2023 Contact Lens Spectrum, ABB Optical Group e GfK Retail and Technology para lentes macias dos EUA em termos de modalidade de lente
Tabela 3. 2023 Contact Lens Spectrum, ABB Optical Group e GfK Retail and Technology para lentes gelatinosas dos EUA em termos de cronograma de substituição
Como tem sido o caso há vários anos, para pacientes presbiópicos que usam lentes de contato, a maioria dos profissionais continua a indicar uma preferência por lentes multifocais (59% em 2023, em comparação com 50% em 2022) em comparação com monovisão (26% em 2023, em comparação com 26% em 2022) e óculos excessivos (14% para 2023 e 19% para 2022).
O manejo da miopia com lentes de contato é certamente uma prática crescente na comunidade de lentes de contato. Em 2023, 64% dos entrevistados indicaram que praticam ativamente o gerenciamento da miopia com lentes de contato (em comparação com 75% em 2022, 48% em 2021). Daqueles que estão praticando o manejo da miopia com lentes de contato, a maioria está usando um multifocal macio (57%) em comparação com orto-k (37%) ou GP de córnea multifocais (6%).
OLHANDO PARA TRÁS, FAZENDO UM BALANÇO E OLHANDO PARA FRENTE
Como nos anos anteriores, encerramos nosso relatório anual com uma retrospectiva da indústria de lentes de contato de uma década atrás. Além disso, vamos olhar para frente e oferecer algumas previsões sobre para onde vemos o setor caminhando.
Uma área em que a indústria de lentes de contato viu uma mudança significativa é na área de cronogramas de substituição. Em 2013, a pesquisa de mercado da Contact Lens Spectrum indicou que uma pequena maioria dos pacientes estava usando esquemas mensais de reposição (44%).1 Também naquele ano, foram relatados horários de substituição de duas semanas para 30% dos usuários e os descartáveis diários representaram apenas 20% dos ajustes e reajustes (um ganho em relação aos 17% em 2012 e aos 11% em 2009).
Em 2023, esses percentuais se inverteram bastante. Após o crescimento contínuo, os descartáveis diários agora lideram, de acordo com os dados relatados anteriormente que mostraram que essas lentes estão sendo usadas por entre 37% e 54% dos pacientes. As substituições mensais caíram para até 20%, de acordo com dados do Contact Lens Spectrum, e os cronogramas de substituição de duas semanas seguem com valores relatados de 13% a 20%.
Em 2013, o Workshop Internacional de Desconforto das Lentes de Contato (CLD) da Tear Film & Ocular Surface Society (TFOS)2foi nomeado Evento do Ano. O conhecimento adquirido durante o workshop foi descrito como "um passo crítico para a comunidade de lentes de contato em fazer progressos" em nossa compreensão do desconforto das lentes de contato.
Em abril passado, a TFOS mais uma vez impulsionou a educação da indústria com um relatório de workshop global intitulado "Uma epidemia de estilo de vida: doença da superfície ocular".2 Esses artigos abordaram os efeitos frequentemente adversos que os estilos de vida têm sobre nossa saúde em geral e a superfície ocular especificamente.
Na frente legislativa e regulatória, 2023 viu a Comissão Federal de Comércio e a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) aplicarem várias ações, incluindo o envio de cartas de cessação e desistência para prescritores que não cumprirem a Regra de Lentes de Contato e cartas de advertência para empresas que fabricam ou comercializam produtos farmacêuticos oftálmicos não aprovados, recalls de produtos e avisos ao consumidor sobre colírios potencialmente prejudiciais.
Também houve um empurrão em várias frentes novamente este ano na área da miopia. Os destaques globais do ano passado foram um relatório dos Grupos de Trabalho de Miopia Infantil da Austrália e Nova Zelândia,4 um padrão de gestão da miopia de compromisso de cuidados,5 uma terceira série de whitepapers sobre miopia,6 e uma declaração de consenso sobre miopia.7 Isso continuará no próximo ano e além, já que as Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina se propuseram a conduzir um estudo de consenso para avaliar a compreensão mecanicista atual da patogênese da miopia e as causas de sua prevalência aumentada, identificar lacunas de conhecimento e barreiras ao progresso e desenvolver uma agenda de pesquisa destinada a compreender melhor os fatores biológicos e ambientais que poderiam explicar sua incidência crescente.
Finalmente, como mencionado anteriormente, a IA ganhou muitas manchetes no ano passado. Até mesmo o governo federal está entrando na briga com a formação do Comitê Consultivo de Saúde Digital da FDA. Embora a IA não seja nova nos cuidados com os olhos, estamos aprendendo cada vez mais sobre os potenciais benefícios e armadilhas dessa tecnologia. E, porque temos certeza de que a tecnologia de IA veio para ficar, a Contact Lens Spectrum está estreando uma nova coluna este mês intitulada "IA na Prática". Confira na página 40 o artigo inaugural.
Como todos esses tópicos estão em andamento, profissionais e consumidores terão que manter os olhos abertos para ver como tudo se desenrola ao longo do próximo ano. CLS
Referências
1. Nichols JJ. Lentes de Contato 2013. Espectro de Lentes de Contato. Janeiro de 2014;29:22-28.
2. Filme lacrimal & Sociedade de Superfície Ocular (TFOS). TFOS International Workshop sobre Desconforto das Lentes de Contato (CLD). 2013. Disponível em tearfilm.org/dettreports-tfos_international_workshop_on_contact_lens_discomfort_cld/7260_7249/eng. Acesso em 5 dez 2023.
3. TFOS. Relatórios de estilo de vida do TFOS. 2023. Disponível em tearfilm.org/conferences-lifestyle_report/7374_7374/eng. Acesso em 5 dez 2023.
4. Grupo de Trabalho de Miopia Infantil da Austrália e Nova Zelândia. Relatório sobre Miopia Infantil da Austrália e Nova Zelândia 2022/23. Disponível em optometry.org.au/wp-content/uploads/National_news_images/2022/November/Reducing-the-Risk-to-Vision_Myopia-Report-202223.pdf. Acesso em 6 dez 2023.
5. Conselho Mundial de Optometria. Compromisso de Gestão da Miopia. Disponível em myopia.worldcouncilofoptometry.info/myopia-management-pledge. Acesso em 6 dez 2023.
6. Instituto Internacional de Miopia. Livros Brancos do IMI. Disponível em myopiainstitute.org/imi-white-papers-clinical-summaries. Acesso em 6 dez 2023.
7. Sociedade Mundial de Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo. Declaração de Consenso de Miopia 2023. Disponível em wspos.org/wp-content/uploads/2023/06/WSPOS-Myopia-Consensus-Statement-2023.pdf. Acesso em 6 dez 2023.
JASON J. NICHOLS, OD, MPH, PhD é vice-presidente associado sênior de pesquisa e professor da Universidade do Alabama em Birmingham; editor-chefe da Contact Lens Spectrum; e editor do Lentes de Contato Hoje.
Fonte: Contact Lens Spectrum | PentaVision (clspectrum.com)